Magia do Artesanato
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Decoupage com Guardanapo sem Ruguinhas

2 participantes

Ir para baixo

Decoupage com Guardanapo sem Ruguinhas Empty Decoupage com Guardanapo sem Ruguinhas

Mensagem  AnaIsa Qui Jun 18, 2009 6:13 am

Há algum tempo atrás publiquei no anaisagaleria.blogspot.com um post com uma sugestão para acabar com aquelas ruguinhas que nos aborrecem tanto quando a área a colocar o guardanapo é relativamente grande. Deixo-vos aqui o texto:

"(...) Por isso o meu primeiro conselho é: treinar sem desesperar! Tem que se praticar muito!

Começa por praticar num material em que te sintas mais à vontade. Eu adoro madeiras! Mas para começar o vidro é um grande suporte!

A cola que eu utilizo é a cola da UHU para decoupage! Mas também podes utilizar termolina leitosa ou cola branca para madeira. A grande vantagem da cola da UHU é que é muito versátil e pode-se usar em quase todos os suportes.

Deves iniciar o trabalho por limpar muito bem a peça que vais decorar: no vidro, deves limpá-lo bem com alcool e na madeira deves utilizar uma lixa para corrigir as irregularidades. Limpa bem o pó para que não fiquem partículas.

Em "guardanapos" grandes as rugas podem aparecer com muita frequência por causa da grande área. Por isso, o truque é utilizar cola spray no suporte para aplicar o guardanapo. Falo da cola spray que é reposicionável - dessa forma podes sempre corrigir as rugas sem rasgar o guardanapo porque não há humidade!

Depois de teres colocado o guardanapo, passa muito levemente uma esponja por toda a área para que o guardanapo adira bem. Aguarda cerca de 10/15 minutos e então podes começar a colocar a cola para decoupage.

Também nestas situações de "grandes áreas" há alguns truques que ajudam: utiliza um bom pincel macio e espatulado. O nº18 é o ideal! Começa por embeber bem o pincel na cola, retira o excesso visível e começa a "colar" o guardanapo sempre de dentro para fora pressionando com firmeza mas com o cuidado suficiente para não rasgar o guardanapo ( esta é que é a questão técnica da decoupage e é nisto que devemos praticar muito!).

Cola excessiva faz com que o guardanapo enrugue e rasgue, falta de cola faz com que surjam bolhinhas de ar! Também para as "bolhinhas de ar" há um truque: tem sempre perto de ti um alfinete de costura e quando vires uma bolhinha furas com o alfinete com cuidado, passando logo a seguir o pincel com a cola!

No fim da passagem da cola deves deixar secar 24 horas antes de começares a rematar! Mesmo que te pareça seco ao toque, se começares a rematar antes do tempo, o guardanapo pode rasgar! Assim, o outro conselho que te dou é que tenhas paciência!

Passadas as 24 horas, utilizas uma lixa para madeira e passas nas arestas da peça para "cortar" o guardanapo que sobrou! depois é só utilizar a imaginação para alindar a peça e no final protegê-la com verniz!"

Esta é a minha "técnica" para não enrugar. Há muitos outros truques: ainda no outro dia li um PAP de uma arteira que utiliza o ferro de engomar com um pano para alisar o guardanapo! Ainda não experimentei mas parece-me que pode ajudar muito.

A técnica vai-se adquirindo com a prática. Eu continuo a aprender, a enrugar e a rasgar guardanapos.

Mas o amor a uma arte também se mede pela preserverança:-)"

Bjs

AnaIsa
Aspirante
Aspirante

Peixes Mensagens : 11
Data de inscrição : 17/06/2009
Idade : 54
Localização : Oliveira de Azeméis

Ir para o topo Ir para baixo

Decoupage com Guardanapo sem Ruguinhas Empty Re: Decoupage com Guardanapo sem Ruguinhas

Mensagem  Coelho Ter Jun 30, 2009 12:40 am

é verdade por mais pratica que tenhamos mesmo assim as vezes não corre tão bem e lá se vai mais 1 guardanapo.
Obrigada pela partilha e quanto a do ferro de engomar é verdade resulta mesmo Decoupage com Guardanapo sem Ruguinhas 472495

Coelho
Cadete
Cadete

Leão Mensagens : 54
Data de inscrição : 17/06/2009
Idade : 48
Localização : Amadora

http://artesdasilviacoelho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos